Início » Introdução Alimentar » 5 Papinhas Funcionais na Introdução Alimentar

5 Papinhas Funcionais na Introdução Alimentar

Alimento foto criado por prostooleh - br.freepik.com

As papinhas funcionais na introdução alimentar são uma estratégias práticas e fácil nesse periodo que as mulheres normalmente atarefadas por conta da maternidade em si.

Apesar de compreender as dificuldades da maternidade (sou mega mãe também), é importante lembrar que o período da introdução alimentar também faz parte da Programação Metabólica e, por esta razão deve ser considerado um momento de extrema relevância para o sucesso da saúde dessa criança durante toda sua vida e também de criar uma relação positiva com o alimento.

Já defendi aquia importância de uma alimentação participativa da criança no momento da introdução alimentar, garantindo que ela tenha uma experiência positiva com o alimento e ainda se divirta ao descobrir texturas e sabores diferentes. Levando isso em consideração fica evidente que uma papinha batida não oferece a melhor das experiências para essa criança que, sendo a papinha seu padrão alimentar diário, poderá apresentar, quando se tornar um adulto, dificuldade em provar novos alimentos, já que as papinhas apresentam sempre a mesma textura e cor.

Apesar dessa verdade sobre o impacto da forma como os alimentos são apresentados durante a introdução alimentar pelo resto da vida dessa criança, há momentos em que a papinha é a opção mais adequada e nem por isso ela precisa ser “nada-nutritiva” . Viagens, períodos mais longos fora de casa, nem sempre nos permitem um ambiente ideal para que a criança tenha uma boa interação com esse alimento mas, nem por isso, é necessário que ela coma “qualquer coisa” ou “uma bobeira qualquer”. As papinhas neste momento são sim uma ótima estratégia, ainda mais se você seguir as dicas abaixo e conseguir transformar uma simples papinha em uma papinha mega funcional.

Antes das receitas de papinhas funcionais, anote 4 dicas importantes:

  1. Use panelas atóxicas (cerâmica, vidro ou inox);
  2. Armazene sempre em recipientes de vidro;
  3. Sal não é necessário no início da introdução alimentar. As crianças não sabem o que é uma coisa “salgadinha” , então vá com muita calma na adição desse tempero;
  4. Sempre que possível use alimentos orgânicos

Receita 1. Papinha funcional “Maria Vermelinha”

Ingredientes

Programação metabólica | Introdução Alimentar | Papinha de bebê | Nutri das Mamães
AVEIA

Aveia

½ beterraba pequena

2 rodelas grandes de abobrinha

1 mandioquinha pequena

1 folha de couve

1 colher de sobremesa rasa de salsinha

1 colher de sobremesa rasa de aveia em flocos finos

1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo

Cozinhe todos os legumes e o peito de frango na mesma vasilha, incluindo a folha de couve e a aveia. Assim que todos estiverem cozidos, amasse-os, desfie o peito de frango e esmigalhe o máximo possível a folha de couve, evitando que qualquer ingrediente fique em pedaços grandes mas não é necessário usar liquidificador (confira mais aqui nesse link). Caso você se sinta mais confortável, pode passar numa peneira de furos maiores, mas que seja algo pontual e não rotineiro.

Receita 2. Papinha “João, o Grandão”

Ingredientes

Programação metabólica | Introdução Alimentar | Papinha de bebê | Nutri das Mamães | Maria Angélica | Nutricionista Materno Infantil
PSYLLIUM

Psyllium

50g de carne moída magra

1 rodela grande de batata doce

½ cenoura pequena

¼ chuchu

2 colheres de espinafre picadinho

1 colher de sobremesa rasa da psyllium

1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo

Cozinhe todos os legumes e o peito de frango na mesma vasilha, incluindo a folha de couve e a aveia. Assim que todos estiverem cozidos, amasse-os. Esmigalhe o máximo possível o espinafre, evitando que qualquer ingrediente fique em pedaços grandes mas não é necessário usar liquidificador. Sobre o processamento, siga as instruções da papinha acima: nada de liquidificador e, no máximo, uma peneira de furos maiores.

Receita 3. Papinha “Gabi, a entusiasta”

Ingredientes

Programação metabólica | Introdução Alimentar | Papinha de bebê | Nutri das Mamães | Maria Angélica | Nutricionista Materno Infantil
ORA PRO NOBIS

Ora Pro Nobis – em pó

2 colheres de sopa de quinoa

2 cubos grandes de abóbora

2 ramos de brócolis

2 colheres de sopa de peito de frango desfiado bem pequeno

2 folhas de alface grandes

1 colher de sobremesa rasa de ora pro nóbis em pó

1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo

Pré Cozinhe a quinoa com o peito de frango na mesma panela com o azeite. Quando estiverem pré cozidos, adicione a abóbora e os outros ingredientes. Esmigalhe o máximo possível as folhas de alface, evitando que qualquer ingrediente fique em pedaços grandes mas não é necessário usar liquidificador. Sobre o processamento, siga as instruções das papinha acima: nada de liquidificador e, no máximo, uma peneira de furos maiores.

Receita 4. Papinha “Murilo, o desbravador”

Ingredientes

Programação metabólica | Introdução Alimentar | Papinha de bebê | Nutri das Mamães | Maria Angélica | Nutricionista Materno Infantil
ARROZ CATETO

Arroz Cateto

2 colheres de sopa de arroz cateto

½ cenoura pequena

2 ramos de couve-flor

2 colheres de sopa de carne moída

2 folhas de repolho

1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo

Pré Cozinhe o arroz cateto com a carne moída e o azeite. Quando estiverem pré cozidos, adicione a cenoura e os outros ingredientes. Esmigalhe o máximo possível as folhas de repolho, evitando que qualquer ingrediente fique em pedaços grandes mas não é necessário usar liquidificador. Sobre o processamento, siga as instruções das papinha acima: nada de liquidificador e, no máximo, uma peneira de furos maiores.

Receita 5. Papinha “Ester, a destemida”

Ingredientes

2 colheres de sopa de arroz branco

½ cenoura pequena

2 rodelas grandes de abobrinha

2 colheres de sopa de carne moída

1 colher de sobremesa rasa da psyllium

1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo

Refogue os legumes e a carne no azeite e adicione o arroz e o psyllium. Cozinhe até que todos os ingredientes fiquem macios. Amasse com um garfo ou passe grosseiramente por uma peneira de furos maiores.

Obs.: por estar adicionando fibras às papinhas, garanta que seu bebê esteja tomando água em abundância para garantir que o intestino funcione certinho

Espero que você consiga entender o processo da introdução alimentar como um grande desafio de revisar, inclusive, a alimentação da família, que deve ser o mais variada possível e conter ingredientes diferentes como o psyllium, ora-pro-nobis e a aveia. A criança vai comer o que os pais comem, então, caprichem e sintam-se inspirados para ousar nos ingredientes funcionais.

Mil bjos.

Seja Saudável. Seja Feliz.

Maria Angélica Guerra da Cruz


REFERÊNCIAS

Tournier C, Bernad C, Madrelle J, Delarue J, Cuvelier G, Schwartz C, Nicklaus S. Fostering infant food texture acceptance: A pilot intervention promoting food texture introduction between 8 and 15 months. Appetite. 2021 Mar 1;158:104989. doi: 10.1016/j.appet.2020.104989. Epub 2020 Oct 16. PMID: 33075444.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *