Início » Pré Gravidez » Fertilização In Vitro » Coenzima Q10

Coenzima Q10

A coenzima Q10 é um dos suplementos mais interessantes para auxiliar em casos de infertilidade tanto masculina quanto feminina. Também conhecida como ubiquinona, esta coenzima tem sido associada com a melhora da produção de energia corporal (ATP- adenosina trifosfato)  pelas mitocôndrias, mas também é reconhecida pela sua grande capacidade antioxidante.

Coenzima Q10
imagem da internet

Com os crescentes casos de gestação tardia do casal, é natural que consideremos que todas as células do corpo não sejam mais células iguais às que tínhamos quando estávamos com 20 anos de idade.

Envelhecemos e, com o passar dos anos, não apenas a pele da nossa face mostra os sinais deste envelhecimento, mas também todas as células envolvidas no processo de fertilidade feminina envelhecem e, muitas vezes a capacidade espermática também é comprometida. 

O grande problema do envelhecimento, é que ele está acontecendo de maneira extremamente acelerada. Isto acontece porque estamos em um mundo completamente hostil em relação à nossa saúde. O ar que respiramos, a água que bebemos, a comida que comemos estão distantes da pureza que desejamos e que nosso corpo precisa. 

O estresse oxidativo é um dos principais fatores relacionados à infertilidade tanto feminina quanto masculina. Na infertilidade masculina, chega a representar de 30 a 40%..

Com este cenário, é indispensável que todos repensem seu  cuidado pessoal e o nível de comprometimento com sua saúde de maneira integrativa. Assim, conseguiremos não apenas melhorar nossos corpos como também melhoraremos o mundo que pretendemos deixar para nossos filhos. 

Pensando em infertilidade, a coenzima Q10 aparece como um protagonista, por sua capacidade de auxiliar na formação e manutenção da qualidade dos gametas femininos e masculinos.

Existem duas formas de Coenzima Q10: ubiquinona (forma inativa que é ativada na membrana das células)  e ubiquinol (forma ativa).

Órgão reprodutor feminino
imagem da Internet

Coenzima Q10 e infertilidade feminina

Com o avançar da idade feminina e o envelhecimento inevitável das células ovarianas (que tem sua reserva limitada), é comum haver a deficiência de Coenzima Q10. Esta deficiência pode  prejudicar a qualidade dos óvulos em relação à sua maturação o que torna um óvulo inviável de ser fecundado ou, uma vez fecundado e com sua capacidade energética prejudicada, o processo de multiplicação celular extremamente acelerado após a fecundação é afetado pela baixa capacidade celular de produzir energia, podendo levar a uma perda gestacional ou então a uma malformação fetal. 

Coenzima Q10 e infertilidade masculina

Órgão reprodutor masculino
imagem da Internet

Se existe uma célula que depende de energia, é o espermatozóide. 

A distância que precisam percorrer até chegarem ao óvulo é equivalente a 5.000Km e, para que cheguem em tempo hábil de encontrar um óvulo viável para ser fecundado, precisam chegar até o alvo em no máximo 24 horas (tempo aproximado de vida do óvulo). 

Precisam ser muito rápidos para conseguirem atingir seu objetivo e, toda essa produção de energia precisa de Coenzima Q10. 

Não é atoa que os estudos tem sido um tanto quando esclarecedores sobre os benefícios da suplementação desse composto nos quadros de astenospermia ( motilidade), mas também teratozoospermia (qualidade) e astenozoospermia (quantidade) são beneficiadas em um corpo melhor antioxidado e com melhor produção de energia.

Em relação à qualidade espermática ainda não há relatos

Principais funções da Coenzima Q10

  1. Regulação da permeabilidade celular
  2. Aumento da disponibilidade de óxido nítrico
  3. Capacidade antioxidante
  4. Regenera Vitamina E

Fontes alimentares de Coenzima Q10

Sardinha (preferencialmente fresca)

Cavala

Carne Suína, bovina e frango

Oleaginosas como pistache e nozes

Feijão Azuki

Espinafre

Brócolis

Gergelim

Dose da Suplementação de Coenzima Q10

A suplementação de Coenzima Q10 fica usualmente entre 200mg a 600mg, e este valor deve ser definido levando em consideração todos os hábitos de vida do paciente em questão.. 

Nenhuma suplementação isolada surtirá efeito se mudanças nos hábitos de vida não forem feitas.Além disso, nenhuma suplementação deve ser feita sem o acompanhamento e orientação de um profissional habilitado para avaliar a necessidade individual. Para saber como funciona meu acompanhamento, CLIQUE AQUI.

Ainda é importante ressaltar que suplementos prontos de farmácia em sua maioria não são clean label e isso, para a eficácia do processo de Programação Metabólica (leia mais aqui) deve ser levado em consideração e sempre optar por produtos manipulados em farmácias de manipulação idôneas. 


REFERÊNCIAS

Marques, Natália; Serpa, Fernanda; Teixeira, Michele. Nutrição Clínica Funcional: da fertiliade à gestação / Natália Marques, Fernanda Serpa, Michelle Teixieira — São Paulo: Valéria Paschoal Editora LTDA., 2018. — (coleção Nutrição Clínica Funcional)

Alahmar AT, Sengupta P. Impact of Coenzyme Q10 and Selenium on Seminal Fluid Parameters and Antioxidant Status in Men with Idiopathic Infertility. Biol Trace Elem Res. 2021 Apr;199(4):1246-1252. doi: 10.1007/s12011-020-02251-3. Epub 2020 Jun 22. PMID: 32572802.

Rodríguez-Varela C, Labarta E. Does Coenzyme Q10 Supplementation Improve Human Oocyte Quality? Int J Mol Sci. 2021 Sep 2;22(17):9541. doi: 10.3390/ijms22179541. PMID: 34502447; PMCID: PMC8431086.

1 comentário em “Coenzima Q10”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *