Início » Pré Gravidez » Gravidez depois dos 30 » Você sabe identificar seu período fértil?

Você sabe identificar seu período fértil?

Identificar seu período fértil é o primeiro passo para conseguir engravidar. O período fértil é o período do mês em que a mulher está com seu corpo preparado para engravidar. Isso mesmo, não se trata apenas de ter um óvulo sendo liberado. Este óvulo precisa estar “bem maduro”, o endométrio precisa estar trilaminar e os hormônios precisam estar agindo adequadamente. 

pexels-cottonbro-6473742

Baseado em ciclos regulares e de 28 dias  (ciclo considerado mais adequado), é possível supor que o dia fértil caia no 14º dia contanto o primeiro dia da menstruação onde é visto sangue vivo. Por outro lado, não é possível afirmar que todas as mulheres com ciclos regulares ovulam todos os meses e sempre no 14º dia do ciclo, por várias razões como folículo não roto, ciclo anovulatório, ovulação tardia, alterações tireoidianas,  alterações hormonais, etc

É por esta razão que você deve estar sempre com seus exames, principalmente os exames hormonais, atualizados e sendo avaliados por um especialista (para saber como funciona meu acompanhamento, clique aqui).

Uma vez que tudo está “certo” e o casal, tendo relações sexuais regulares não consegue seu positivo em até 1 ano, minha sugestão é procurar ajuda de um infertileuta para garantir  que não há nada adicional a ser feito, lembrando que os cuidados com o homem, futuro papai, também devem existir, ou seja, fazer exames, monitorar hábitos de vida, deixar de beber, etc. 

Considerando uma mulher saudável, com exames em dia, relações sexuais regulares, ciclos regulares, meu conselho é monitorar o ciclo com um maior nível de detalhes, anotar em algum lugar de forma que você consiga monitorar. Existem alguns aplicativos bastante interessantes para isso, ou então uma planilha de excel soluciona o problema. 

O que você deve avaliar

Foto de Ana Maria Moroz no Pexels

Mudanças de Humor

Quando pensamos em período fértil, não estamos pensando no mal-humor que caracteriza algumas mulheres na TPM, muito pelo contrário. A mudança de humor aqui é exatamente para se tornar mais “atrativa” ao parceiro. Ficamos mais felizes, nos sentimos mais bonitas, nosso corpo parece estar impecável e nossa auto estima vai às alturas. Em suma, nos tornamos as melhores parceiras do mundo. É essa a idéia que nosso corpo deseja transmitir ao parceiro, estamos com nosso apetite sexual aguçadíssimo.

Presença de Muco Cervical | Secreção Vaginal

Esta característica merece nossa atenção. A presença do muco cervical, em nada tem relação com corrimento. O muco cervical é como uma clara de ovo, muito facilmente identificada ao se limpar após fazer xixi. O papel higiênico literalmente “escorrega”. Quando você pega no mudo cervical, ele é elástico, transparente e sem cheiro. 

O muco cervical é liberado horas antes da ovulação acontecer, posteriormente ele fica menos elástico, mais turvo e praticamente imperceptível.

Da mesma forma, qualquer tipo de corrimento que traga um desconforto (mal cheiro, coceira, irritação) é indispensável que você procure um profissional porque pode ser um sinal de um hiper crescimento fúngico que traz um prejuízo para uma boa evolução da gestação e saúde embrionária.

Alterações de temperatura

Apesar de considerar a avaliação da temperatura basal, uma das estratégias mais complexas de ser monitorada, é no período fértil que ficamos mais quentes. Para mulheres que estão há mais tempo acompanhando e monitorando o ciclo pode ser mais fácil também avaliar esse fator. 

Próximo ao dia fértil, nossa temperatura aumenta em torno de 0,5ºC por conta da elevação do hormônio progesterona. 

A complexidade aqui é a temperatura deve ser aferida todos os dias, no mesmo horário (preferencialmente assim que acordar, antes de se levantar da cama), pela boca.

Pontadas | Fisgadas | Dores agudas no pé da barriga

Conforme o período fértil se aproxima, a sugestão é sempre estar atenta a qualquer sinal associado ao baixo ventre. Qualquer fisgada, pontada, e leve cólica na região pode ser um sinal de ovulação. 

Identificar exatamente o primeiro dia do ciclo

Muitas mulheres consideram qualquer tipo de sangramento como se fosse o primeiro dia da menstruação. É um grande equívoco acreditar nisso. 

O primeiro dia da menstruação é quando é possível visualizar sangue vivo. A famosa “borra de café” pode ocorrer por um descompasso hormonal ou mesmo uma descamação endometrial antecipada. O importante aqui para você ser assertiva é considerar o primeiro dia de sangue vivo.

Uma vez que a ovulação aconteceu, o oócito secundário fica “viável” de ser fecundado por aproximadamente 12 horas. Por isso é tão importante estar atenta aos detalhes para não perder mais um ciclo e potencializar as chances de uma gestação natural.

Vale ressaltar aqui que para mulheres que desejam engravidar, é importante estarem preparadas para não confundirem nenhum dos sintomas acima com outras complicações como problemas intestinais, doenças sexualmente transmissíveis, alterações hormonais, etc. Lembrando que qualquer um desses problemas prejudica o que chamamos de PROGRAMAÇÃO METABÓLICA.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Najmabadi S, Schliep KC, Simonsen SE, Porucznik CA, Egger MJ, Stanford JB. Cervical mucus patterns and the fertile window in women without known subfertility: a pooled analysis of three cohorts. Hum Reprod. 2021 Jun 18;36(7):1784-1795. doi: 10.1093/humrep/deab049. PMID: 33990841; PMCID: PMC8487651.

Priya K, Setty M, Babu UV, Pai KSR. Implications of environmental toxicants on ovarian follicles: how it can adversely affect the female fertility? Environ Sci Pollut Res Int. 2021 Dec;28(48):67925-67939. doi: 10.1007/s11356-021-16489-4. Epub 2021 Oct 9. PMID: 34628616; PMCID: PMC8718383.

Marques, Natália; Serpa, Fernanda; Teixeira, Michele. Nutrição Clínica Funcional: da fertiliade à gestação / Natália Marques, Fernanda Serpa, Michelle Teixieira — São Paulo: Valéria Paschoal Editora LTDA., 2018. — (coleção Nutrição Clínica Funcional)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *