Início » Pré Gravidez » Ovário Policístico. Quais carboidratos comer?

Ovário Policístico. Quais carboidratos comer?

O Ovário Policístico, Síndrome dos Ovários Policísticos ou SOP é uma alterações hormonal que leva a formação de cistos nos ovários fazendo com que mudem de tamanho e prejudique a ovulação. A base do tratamento da síndrome é a alimentação saudável e equilibrada e a escolha dos carboidratos adequados é indispensável para o sucesso de qualquer terapia que trate os ovários policísticos. Então vamos descobrir quais carboidratos comer e quais evitar.

SOP | PRÉ GESTAÇÃO | PRÉ GRAVIDEZ | INFERTILIDADE | NUTRI DAS MAMÃES
Andres Ayrton at Pexels

Todo carboidrato é ruim?

Apesar de vivermos num mundo cheio de carbofobia (medo de comer carboidratos), é importante que você saiba que os carboidratos são sim uma importante fonte de energia e, quando bem ajustados na dieta, além de fonte de carboidratos também poderão fornecer vários nutrientes como vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras, todos indispensáveis para que você tenha uma boa qualidade de vida.

Infelizmente todo um movimento da indústria de alimentos e até do agronegócio transformou muito a categoria dos carboidratos. Esse processamento acabou por reduzir a qualidade nutricional deles além de, normalmente, acrescentar uma quantidade enorme de componentes que trazem muitos prejuízos para nossa saúde.

O problema é que esses ingredientes que a indústria de alimentos “precisa” para garantir o sabor, textura, cor e odor aos alimentos, não são reconhecidos por nosso organismo e acabam agindo como disruptores endócrinos.

Mas muita calma nessa hora. Carboidratos que não passam por todo o processo de industrialização são aliados de uma vida cheia de energia, disposição e produtividade, afinal de contas eles são nossa fonte principal de energia. Isso não quer dizer que a base de toda sua alimentação precisa ser de carboidratos para ser produtivo. Em síntese o equilíbrio sempre será o principal objetivo para que sejamos cada vez mais saudáveis em todos os sentidos.

Disruptores endócrinos

incluem uma ampla variedade de compostos, tanto alimentes, como químicos, poluição, etc, capazes de interferir na ação dos nossos hormônios e impactar negativamente na saúde humana.

Quando falamos em SOP, todos os itens que possam prejudicar a síntese hormonal devem ser evitados a todo custo. Isso não se aplica apenas ao arroz branco (extremamente processado e praticamente sem fibras) mas também ao bacon industrializado, o nuggets para descongelar e fazer em casa, o brigadeiro feito com leite condensado sem lactose, etc.

Enfim, nosso grande inimigo é mesmo o processo de industrialização de todos os alimentos, sejam eles carboidratos, gorduras ou proteínas.

Porque os carboidratos refinados prejudicam a SOP

Antes de mais nada, vamos entender 3 conceitos

Glicose é o resultado final dos carboidratos que comemos. A glicose precisa de Insulina para ser utilizadas pelas células.

Quando há uma quantidade elevada de glicose no sangue, o corpo entende que precisa criar mais “portas” para essa glicose entrar na célula e para que essa porta funcione, precisa da ação da insulina.

Os disruptores endócrinos prejudicam a ação da insulina, impedindo que ela abra a porta para que a glicose entre na célula e, consequentemente muita insulina e muita glicose ficam circulantes, já que independente da quantidade de insulina presente no seu sangue, se a glicemia não diminuir, seu cérebro continuará enviando um sinal para mais insulina ser produzida e imediatamente origina-se o quadro de hiperinsulinemia e hiperglicemia.

Um dos grandes problemas da Síndrome dos Ovários Policísticos, é a resistência a insulina. Uma característica do metabolismo do indivíduo onde a insulina não consegue exercer seu papel. Uma vez que essa resistência à ação da insulina acontece, todos os alimentos que elevam muito rapidamente a quantidade de glicemia no sangue precisam ser evitados para que, por fim, não haja um prejuízo na relação da hiperinsulinemia com outros hormônios, inclusive os hormônios sexuais quejuntamente com a insulina estão desregulados na SOP.

Quais carboidratos comer?

Dê preferência sempre para os carboidratos naturais, integrais e orgânicos.

  • Mandioca
  • Inhame
  • Batata Doce
  • Mandioquinha
  • Batata Salsa
  • Batata Inglesa (preferencialmente orgânica e sem a presença de alterações tireoidianas)

Você sabia que as verduras e legumes também tem carboidratos?

Para alegria no nosso corpo, todas as frutas, verduras e legumes são fontes do que chamamos de carboidratos do bem. Isso porque juntamente com ele há uma quantidade importante de fibras que controlam a maneira como a glicose é liberada no sangue impedindo que haja uma hiperglicemia, então da mesma forma que os tubérculos e raízes acima mencionados, os vegetais e legumes podem ser consumidos.

E as frutas? Podem ser consumidas por quem tem SOP ?

Algumas frutas possuem uma quantidade menor de fibras como é caso da banana, da melancia (se não consumida com as sementes) e do melão. Para simplificar o raciocínio em relação às frutas, a orientação é que sempre sejam consumidas juntamente com alguma outra fibra, sejam elas vindas de sementes e oleaginosas, ou como o psyllium, aveia, etc.

E um docinho?

A resposta número um para essa resposta é: EVITE A TODO CUSTO, maaaaas, sabemos que ninguém é de ferro e que invariavelmente você estará sob pressão interna e externa em um nível que poderá ceder à tentação.

Caso isso aconteça, lembre-se: RESPIRE FUNDO. Coma a menor quantidade possível. Se no ambiente que você estiver você conseguir adicionar um outro alimento com fibras será maravilhoso. Caso isso seja impossível, amanhã será outro dia e você terá uma nova chance de fazer tudo certo, cuidar do seu corpo e garantir que as consequências da SOP sejam controladas por você

Lembre-se: você tem o poder de escolher o que quer e vai comer. A decisão é sua!

Recomendo a leitura dos artigo sobre PROGRAMAÇÃO METABÓLICA.

Para saber mais sobre o acompanhamento individualizado, clique aqui.

Seja saudável, seja feliz

Mil bjos

Maria Angélica Guerra da Cruz


REFERÊNCIAS

Vanni R, Bussuan RM, Rombaldi RL, Arbex AK. Endocrine Disruptors and the Induction of Insulin Resistance. Curr Diabetes Rev. 2020 Oct 22. doi: 10.2174/1573399816666201022121254. Epub ahead of print. PMID: 33092513.

Talia C, Connolly L, Fowler PA. The insulin-like growth factor system: A target for endocrine disruptors? Environ Int. 2021 Feb;147:106311. doi: 10.1016/j.envint.2020.106311. Epub 2020 Dec 18. PMID: 33348104.

2 comentários em “Ovário Policístico. Quais carboidratos comer?”

  1. Pingback: Ovário Policístico: saiba tudo | Nutri das Mamães

  2. Pingback: Vitamina D: a vitamina da Fertilidade | Nutri das Mamães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *