Início » Síndrome do Ovário Policístico

Síndrome do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico ou SOP é uma alterações hormonal que leva a formação de cistos nos ovários fazendo com que mudem de tamanho e prejudique a ovulação.

A base do tratamento da síndrome é a alimentação saudável e equilibrada e a escolha dos carboidratos adequados é indispensável para o sucesso de qualquer terapia que trate os ovários policísticos.

É uma das causas mais comuns de infertilidade feminina nos dias atuais e está intimamente associada aos hábitos de vida da mulher.

O consumo rotineiro de alimentos industrializados ricos em açucares, carboidratos refinados, corantes e conservantes está associado a uma interferência na produção de hormônios ou síntese hormonal o que chamamos de disruptores endócrinos.

É por esta razão que controlar o consumo alimentar das portadores da síndrome do ovário policístico é a principal estratégia para modular a produção hormonal e garantir a que a ovulação volte a acontecer regularmente.

É importante que as portadoras da Síndrome do Ovário Policístico compreendam que as mudanças nos hábitos de vida devem ser permanentes e duradoras para que os benefícios adquiridos se mantenham, caso contrário alterações hormonais, acnes, manchas escuras nas dobras, quedas de cabelo e dificuldades para manutenção do peso voltaram a aparecer.

É importante ainda considerar a relação direta da Síndrome do Ovário Policístico com a qualidade do sono e a prática de atividade física regular que também são indispensáveis para a modulação da SOP.

Considerar a utilização de suplementos deve ser uma opção para as portadores e os profissionais que as acompanham. Compostos como mioinositol, vitamina D, cromo e NAC são grandes aliados no processo de ajustes para as portadoras.