Início » Pré Gravidez » FIV – entenda como ela funciona

FIV – entenda como ela funciona

A Fertilização in Vitro (FIV) é um procedimento médico onde o processo de fecundação entre óvulo e espermatozóide acontece em um ambiente controlado, e depois o embrião é transferido para o corpo da mulher onde, espera-se que a gestação evolua.

A técnica normalmente é destinada a casais que apresentam dificuldades para engravidar há mais de 1 ano sem uso de contraceptivos e mantendo relações sexuais frequentes, mas não se limita a eles. Qualquer casal que apresente algum problema que prejudique a fertilidade pode procurar ajuda da reprodução assistida. 

FIV | FERTILIZAÇÃO IN VITRO | TUDO SOBRE FIV | NUTRI DAS MAMÃES

Em relação à mulher, alterações na anatomia do útero, idade avançada ou baixa reserva ovariana, endometriose (principalmente a endometriose profunda) e deficiências na ovulação são algumas das principais indicações para procurar ajuda da FIV. Já no homem, qualquer situação que prejudique a produção de espermas pode ser indicativo da necessidade de procurar ajuda da reprodução assistida.

Como é feito o procedimento de Fertilização In Vitro (FIV)?

Todo o procedimento é composto por 4 etapas, entretanto é importante que você saiba que todo o cuidado deve começar pelo menos 3 meses antes do primeiro passo do procedimento em si. Para saber por onde começar, leia o artigo: Como me preparar para a FIV. Garanto que suas taxas de sucesso serão muito superiores se você e o seu companheiro ou doador de esperma se comprometam com as adequações de hábitos de vida na pré concepção. Todo esse processo é chamado de programação metabólica e você também pode ler mais sobre esse assunto tão importante, clicando aqui.

1. Estimulação e Indução Ovariana 

FIV | FERTILIZAÇÃO IN VITRO |  INDUÇÃO OVARIANA | O QUE É FIV  | NUTRI DAS MAMÃES
Anna Tarazevich at Pexels

Antes de mais nada, na primeira etapa da FIV, é feita através da utilização de medicamentos que estimulam a elevação do Hormônio Folículo Estimulante (FSH), hormônio feminino indispensável para a maturação dos oócitos secundários (óvulos) e posterior ovulação. A utilização destes medicamentos também tem como objetivo recrutar mais óvulos para que as chances do procedimento aumentem, já que nem todos os óvulos captados serão viáveis. Esta etapa do procedimento é acompanhada através de ultrassonografias seriadas para que no momento em que os óvulos estiverem no tamanho adequado outro medicamento a base do Hormônio Gonadotrofina coriônica humana (HCG) é administrado e assim o processo de maturação e indução é finalizado.

2. Captação dos Óvulos e do Espermatozóide

FIV | FERTILIZAÇÃO IN VITRO | O QUE É FERTILIZAÇÃO IN VITRO | NUTRI DAS MAMÃES |  CAPTAÇÃO DOS ÓVULOS

Uma vez que os óvulos foram amadurecidos, antes de serem liberados naturalmente pelo corpo da mulher (ovulação) a captação é feita. Em ambiente controlado, geralmente em clínica médica, com anestesia geral a punção ovariana que coletará os óvulos juntamente com o líquido que vem dos folículos (fluído folicular), armazenados e imediatamente enviados para o embriologista para análise e posterior continuidade ao tratamento. 

Esses óvulos podem ser congelados ou já encaminhados para o fertilização (fertilização a fresco). 

Nesse mesmo período o homem fornece sua amostra de esperma que ele mesmo pode fazer ou ainda através da punção testicular quando há algum problema na produção de espermatozóides.

3. Cultura dos Blastocistos

FIV | FERTILIZAÇÃO IN VITRO | BLASTOCISTO | NUTRI DAS MAMÃES

A fertilização ocorre (introdução do espermatozóide no óvulo feito no laboratório) e é o momento mais crítico de todo o procedimento da FIV. Posteriormente à fecundação, ocorre uma rápida multiplicação celular que definirá a evolução dos dois gametas a um blastocisto por volta do quinto dia após a fecundação. Nesse estágio de desenvolvimento há uma maior chance de sucesso do procedimento tanto pela avaliação da qualidade do blastocisto mas também pela maior facilidade de implantação. 

4. Transferência do Embrião

Apesar de ser a etapa do procedimento que traz mais ansiedade para o casal, é uma etapa bastante simples e se assemelha aos exames de papanicolau que a mulher faz anualmente. Frequentemente o a transferência acontece de 3 a 5 dias após a fertilização in vitro e os cuidados posteriores também são simples. Repouso (não precisa ser absoluto) e a manutenção da medicação que a equipe orientar. 

Nesse momento, é importante que a espessura do endométrio esteja trilaminar e minimamente com 7mm.

Essa informação é importante porque muitas mulheres em decorrência dos medicamentos utilizados na fase da estimulação ovariana, podem não conseguir em poucos dias após a fase inicial do tratamento, evoluir para essa espessura e a qualidade endometrial torna o endométrio não receptivo e a transferência embrionária não pode continuar.

O teste de gravidez deve ser feito 14 dias após a transferência.

Desejo tudo de positivo para vocês.

Seja saudável. Seja feliz

Mil bjos

Maria Angélica


REFERÊNCIAS

Johnson MH. A short history of in vitro fertilization (IVF). Int J Dev Biol. 2019;63(3-4-5):83-92. doi: 10.1387/ijdb.180364mj. PMID: 31058305.

Howell EP, Harris BS, Kuller JA, Acharya KS. Preconception Evaluation Before In Vitro Fertilization. Obstet Gynecol Surv. 2020 Jun;75(6):359-368. doi: 10.1097/OGX.0000000000000788. PMID: 32603474.

Feng J, Wang J, Zhang Y, Zhang Y, Jia L, Zhang D, Zhang J, Han Y, Luo S. The Efficacy of Complementary and Alternative Medicine in the Treatment of Female Infertility. Evid Based Complement Alternat Med. 2021 Apr 23;2021:6634309. doi: 10.1155/2021/6634309. PMID: 33986820; PMCID: PMC8093064.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *