Início » Tentantes » gravidez tardia: engravidar depois dos 30 anos

gravidez tardia: engravidar depois dos 30 anos

Apesar de ser evidente que a taxa de fertilidade natural começa a diminuir a partir dos 30 anos de idade (e de maneira mais rápida a partir dos 35 anos), é super possível ter uma gravidez tardia com muita qualidade desde que o casal esteja ciente de alguns cuidados básicos e indispensáveis para evitar complicações tanto na gestação como no desenvolvimento do bebê. O que fazer para engravidar depois dos 30 anos? Comece lendo esse artigo!

Gestação Tardia | Gravidez Tardia | Engravidar depois dos 30 anos | Infertilidade do casal | Tentantes| Infertilidade | Programação Metabólica | Nutri das mamães | Maria Angélica |
Foto de cottonbro no Pexels

Gravidez Tardia: Fale com seu Ginecologista Obstetra (GO)

Eu considero uma das ações mais importantes você se sentir bem cuidada pelo seu GO. Isso quer dizer que o primeiro médico que visitar não seja, nem de perto, sua escolha de profissional. Isso porque é importante que você se sinta especial. Profissionais que atendem em 5 ou 10 minutos, não conseguem compreender tudo que acontece com você, quem dirá terá tempo de conduzir você em todo o processo pré concepção, gestação e pós parto. 

Lembre-se é um momento muito especial da sua vida. Um GO que não age valorizando isso e trata suas pacientes como se todas fossem iguais, não merece fazer parte desse momento único da sua vida. 

Depois de ter encontrado o GO que fala sua língua, converse com ele sobre sua expectativa de fazer uma avaliação mais profunda ainda antes da gestação acontecer. Quando digo isso, me relaciono especificamente sobre os exames laboratoriais que ele solicitar. Exames básicos como hemograma, sorologias e glicemia, nem de longe avaliam como está seu corpo e se ele está preparado para uma gestação. 

Em meus acompanhamentos, há uma consulta um tanto quanto detalhada, que leva em consideração desde o histórico de vida sexual (rastreando possíveis DSTs, cândida, etc) até como é o funcionamento do seu intestino que, acredite, é indispensável para um bom preparo para engravidar! Apesar de eu pontuar a importância de escolher um bom GO, acredito que ter uma nutricionista especialista em fertilidade é fundamental para que você realmente se sinta preparada para iniciar o coito programado. Infelizmente os nutricionistas não fazem o parto e por esta razão é importante que seu GO seja acessível para que o tratamento multidisciplinar seja eficaz. 

Para saber como funciona meu acompanhamento, clique aqui.

Gravidez Tardia: Ajuste o peso do casal

Se existe uma coisa que todo mundo concorda é que o corpo de 30 não é igual ao de 20 e o de 40 não é igual ao de 30. Isso não quer dizer que a única possibilidade é que ele seja pior com o passar dos anos, mas que ele muda não tem como negar. 

Gestação Tardia | Gravidez Tardia | Engravidar depois dos 30 anos | Infertilidade do casal | Tentantes| Infertilidade | Programação Metabólica | Nutri das mamães | Maria Angélica |
Foto de Julia Larson no Pexels

Uma das situações mais comuns no meu dia a dia em relação aos atendimentos individualizados para o preparo do corpo para engravidar é a atenção que devemos destinar à qualidade da composição corporal do casal.

No caso da mulher, estar com o peso adequado para sua idade potencializa a fertilidade por garantir um melhor equilíbrio hormonal e garante uma melhor evolução da gestação, já que o desenvolvimento de diabetes gestacional e pressão alta estão associadas com o peso pré concepção ou ganho de peso durante a gestação.

Na contramão do sobrepeso e obesidade, mulheres com baixo peso também precisam ser avaliadas e identificar os motivos pelos quais o peso não consegue estar ajustado. Uma síndrome disabsortiva, alergias alimentares ou mesmo dietas restritivas, podem prejudicar e muito a fertilidade e com isso distanciar a mulher do sonho de ser mãe

Em relação ao homem, o fato de estar acima do peso também pode trazer um prejuízo para sua síntese hormonal, aumentando os níveis de estrogênio e diminuindo os níveis de testosterona o que é extremamente prejudicial para a espermatogênese (fabricação de espermatozóides).

Além disso o peso elevado pode ser sinal de baixo consumo de vegetais e frutas indispensáveis para a agilidade dos espermatozóides e que, a ausência deles, está associada com o ganho de peso elevado. 

Gravidez Tardia: Reavalie seu sono

Sono e Fertilidade |Gestação Tardia |  Engravidar depois dos 30 anos | Infertilidade do casal | Tentantes| Infertilidade | Programação Metabólica | Nutri das mamães | Maria Angélica |

Se eu fosse selecionar o melhor amigo da fertilidade feminina, seria a noite de sono bem dormida. Veja bem, eu disse bem dormida. Isso quer dizer que dormir nem sempre é sinal que seu corpo está funcionando certinho. Precisar tomar uma bebida alcóolica para relaxar e só assim dormir, é errado. Só conseguir dormir se a TV estiver ligada. Isso é o caos do errado. Dorme bem só se teve um jantar bem calórico e “de barriga cheia” desmaia de sono. 

Quando a mulher dorme bem, há a liberação adequada do hormônio chamado melatonina e como consequência o corpo poupa a glutationa que é o melhor amigo da saúde ovariana. Portanto, dormir garante que a qualidade dos seus óvulos (oócitos secundários) esteja sendo preservada para o tão desejado encontro com os espermatozóides. 

Os aspectos que mencionei acima precisam ser reavaliados:

– Estímulos visuais e luzes no quarto de dormir são proibidos;

– Refeições com uma carga grande de carboidratos depois das 20hrs não devem acontecer;

– Criar hábitos que direcionam ao surgimento do sono de maneira natural, não usando nenhum tipo de bebida alcoólica para isso.

Gravidez Tardia: Crie um ambiente antioxidado

Antioxidação | Gravidez Tardia | Engravidar depois dos 30 anos | Tentantes| Infertilidade | Programação Metabólica | Nutri das mamães | Maria Angélica |

Aqui mora o maior “problema” de uma gestação depois dos 30 anos. 

A reserva ovariana de uma mulher é definida enquanto ela ainda está sendo gerada. Isso significa que todos os aspectos da sua vida influenciarão na qualidade dos seus oócitos secundários quando ela desejar engravidar. 

Se uma mulher teve uma vida (até os 30 anos) de contato com muitas toxinas, um ambiente estressante, e uma dieta pobre em nutrientes que a protegem do estresse disso tudo, fatalmente a qualidade dos seus óvulos não será boa! Isso pode sim prejudicar e muito as taxas de uma gestação natural. 

Em contrapartida, nada está perdido. Há sim muito o que se fazer quando o desejo é engravidar depois dos 30 anos. Se você está pensando em adiar esse sonho por mais tempo e tem condições, a sugestão é congelar seus óvulos para que a qualidade genética deles seja mantida e, mesmo com mais idade, você tenha óvulos menos oxidados. Uma outra estratégia que eu particularmente gosto muito mais, é você se dedicar em ter uma vida de cuidados pessoais. Isso inclui o sono (já mencionado), a prática da atividade física, um nível de espiritualidade é importante e por fim a qualidade dos hábitos alimentares que são nossa principal fonte de antioxidantes. 

Dicas simples como ter pelo menos 5 porções de frutas durante todo o dia e pelo menos 2 porções de vegetais verdes escuros ajudam e muito na qualidade dos seus óvulos. Por outro lado, de nada adianta seguir essas dicas se você também come uma infinidade de comidas industrializadas que trazem inúmeros prejuízos para seu corpo que precisa destinar os nutrientes para consertar  esses “estragos” e não sobra oara para manter a qualidade dos seus óvulos.

Um tempo considerado mínimo para melhorar o ambiente gestacional é de três meses. Isso pensando no tempo necessário para a maturação folicular. Durante a maturação folicular, tudo que acontece no seu ambiente diário influencia muito diretamente na qualidade dos seus óvulos, então a sugestão é iniciar as mudanças, manter-se concentrada durante esses três meses para então iniciar com o coito programado. 

Lembrando apenas que essas mudanças precisam ser permanentes e os ajustes em relação aos hábitos de vida consistentes. 

Leia mais sobre a Dieta da Fertilidade aqui.

Desejo tudo de positivo para vocês.

Sejam saudáveis. Sejam felizes

Mil bjos

Maria Angélica


REFERÊNCIAS

Caetano G, Bozinovic I, Dupont C, Léger D, Lévy R, Sermondade N. Impact of sleep on female and male reproductive functions: a systematic review. Fertil Steril. 2021 Mar;115(3):715-731. doi: 10.1016/j.fertnstert.2020.08.1429. Epub 2020 Oct 11. PMID: 33054981.

Dupont C, Aegerter P, Foucaut AM, Reyre A, Lhuissier FJ, Bourgain M, Chabbert-Buffet N, Cédrin-Durnerin I, Selleret L, Cosson E, Lévy R. Effectiveness of a therapeutic multiple-lifestyle intervention taking into account the periconceptional environment in the management of infertile couples: study design of a randomized controlled trial – the PEPCI study. BMC Pregnancy Childbirth. 2020 May 26;20(1):322. doi: 10.1186/s12884-020-2855-9. PMID: 32456614; PMCID: PMC7251692.

Marques, Natália; Serpa, Fernanda; Teixeira, Michele. Nutrição Clínica Funcional: da fertiliade à gestação / Natália Marques, Fernanda Serpa, Michelle Teixieira — São Paulo: Valéria Paschoal Editora LTDA., 2018. — (coleção Nutrição Clínica Funcional)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *