Início » Introdução Alimentar

Introdução Alimentar

A introdução alimentar é momento que a criança deixa de se alimentar exclusivamente de leite materno e passa comer alimentos sólidos, tais como vegetais, tubérculos, legumes, frutas e alimento de origem animal.

A introdução alimentar ocorre aproximadamente aos 6 meses de vida do bebê. Neste momento os sinais de prontidão precisam estar presentes e não necessariamente acontece ao sexto mês de vida, pode acontecer semanas antes ou semanas após. É importante que os pais ou responsáveis compreendam e respeitem o desenvolvimento individual da criança e isto não se limita ao “desejar comer’ mas também a maturação intestinal da criança.

A maturação intestinal da criança garantirá um vida saudável em todos os momentos de sua vida, mas na primeira infância é o intestino o grande órgão responsável pelo sistema imunológico da criança.

Para uma introdução alimentar adequada a escolha dos alimentos deve ser feita de maneira rotativa e equilibrada. Essa escolha garantirá um crescimento e desenvolvimento intelectual  adequados.

Açúcar,  alimentos industrializados, bebidas gaseificadas, guloseimas devem ser evitados a todo o custo, já que não falamos apenas de obesidades, mas também da saúde da criança e do futuro adulto sendo definida neste período de introdução alimentar.

É importante que a introdução alimentar aconteça de maneira gradativa e sempre relacionada com alergias alimentares e a capacidade de deglutição da criança.

Qualquer reação como vermelhidão na pele, diarreia, gases, vômitos devem ser considerados como sinais de alergias ou sensibilidade alimentar e o nutricionista deve ser imediatamente avisado.

Alimentos como feijão, arroz, milho podem ser introduzidos desde que haja uma adequada supervisão do adulto, mas devem ser priorizados em relação a alimentos prontos, congelados e industrializados.