O acompanhamento de casais é o que eu considero mais interessante dentro do contexto de Programação Metabólica. O processo de conseguir engravidar demanda de dois gametas saudáveis e acredito que ambos precisam ser avaliados e ter os pilares da fertilidade bem estabelecidos, principalmente em relação aos hábitos de vida diários. Saiba como eu atuo no atendimento à casais que desejam engravidar no decorrer deste post.
Agendamento
O agendamento pode ser feito clicando aqui.
A consulta acontece totalmente online para facilitar questão de tempo e deslocamento. Para os pacientes que de Curitiba, o atendimento pode ser feito no domicílio (ou outro lugar) que o casal preferir.
A consulta leva em torno de 2 horas para que todas as informações e histório do casal sejam coletadas e o contexto avaliado como é necessário.
Anamnese | Coleta de dados
É a consulta propriamente dita. Nela todas as informações que conduziram o casal (histórico de infertilidade) à procura de ajuda são coletadas, bem como as informações indispensáveis para compreender o que efetivamente está acontecendo.
Durante a consulta, os seguintes dados serão coletados:
- Histórico geral
- Ciclo menstrual (duração, intensidade, características, muco, etc)
- Sono e disposição
- Características do trato gastrointestinal (de boca a ânus)
- Alergias
- Aspectos estéticos
- Prática de atividade física (intensidade e frequência)
- Suplementação atual
- Recordatório alimentar
Avaliação e Solicitação de exames Laboratoriais
O histórico dos exames do casal é uma das partes mais importantes de todo o processo, por outro lado, caso o casal não tenha ainda feito exames específicos direcionados para a fertilidade, uma relação importante será solicitada.
Os principais exames solicitados são: Hemograma, Ferritina, Perfil Glicídico, Perfil Lipídico, Função Hepática, Função Tireoidiana, Perfil Hormonal, Perfil nutricional, Contaminação por metais pesados, Urina e Espermograma. Obviamente que dependendo do histórico dos pacientes a investigação se aprofunda para investigação de polimorfismos genéticos, reserva ovariana, alergias alimentares, etc.
A avaliação dos exames que o paciente já tiver acontece posteriormente à consulta. Todos os resultados são compilados numa planilha desenvolvida por mim. Assim, para que a avaliação seja feita, crio uma linha de raciocínio desses exames, sempre associando tudo com a fertilidade. Essa avaliação o casal recebe através de um áudio enviado por aplicativos para que possam ouvir quantas vezes quiserem.
Em relação aos exames que forem por mim solicitados, independente de quando ficarem prontos, o paciente deve encaminhá-los e a avaliação será atualizada.
Elaboração de suplementação individualizada
Com base em todas as informações coletadas durante a consulta e com os resultados de exames que os pacientes já tenham, um receituário de suplementos alimentares é elaborado.
Os pacientes são orientados a buscar uma farmácia de manipulação que confiam (não tenho vínculos com nenhum estabelecimento), e é importante que essa escolha seja bem feita, já que trata-se não apenas de um investimento mas também de uma parcela significativa do resultado.
No caso dos pacientes que moram no exterior, nem sempre é possível manipular as fórmulas por conta de aspectos específicos de cada país. Independente disso, faço todo um levantamento de suplementos prontos, que atendam a necessidade do pacientes, mesmo sendo produtos prontos.
Caso os resultados dos exames que forem solicitados mostre alguma necessidade adicional de nutrientes e fotoquímicos, uma nova fórmula é elaborada para garantir a evolução do tratamento ainda considerando a formulação anterior.
Normalmente o receituário é elaborado para um tempo de 60 dias, período que julgo interessante para uma nova revisão. Nesse momento uma nova consulta deve ser agendada.
Elaboração de um plano alimentar qualitativo
Enfim a parte mais importante do acompanhamento acontece: A elaboração de um plano alimentar qualitativo (pelo menos inicialmente).
O plano alimentar é feito levando em consideração os hábitos de vida, preferências alimentares e, principalmente, as necessidades de ajustes para potencializar a fertilidade e o sucesso do acompanhamento.
Essa etapa parte do princípio de idealidade, mas isso não significa que não possa ser ajustado. Cada casal é único e há inúmeras possibilidades para que toda essa idealidade consiga ser traduzida em práticas do dia a dia.
É por conta disso que eu estou online durante o horário comercial e me dedico aos ajustes de tudo que for necessário (mas nunca esquecendo o foco do tratamento) para que os pacientes sintam-se acolhidos em sua individualidade.
Seja Saudável, Seja Feliz
Pingback: ENDOMETRIOSE: O que é, Sintomas e Diagnóstico. | Nutri das Mamães
Pingback: Vitamina D: a vitamina da Fertilidade | Nutri das Mamães
Pingback: Ovário Policístico. Quais carboidratos comer? | Nutri das Mamães
Pingback: gravidez tardia: engravidar depois dos 30 anos | Nutri das Mamães