O que são Ovários Policísticos
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma alteração na capacidade da mulher em idade fértil de ovular adequadamente. Ao invés de apenas um folículo ser recrutado para ser fecundado, o corpo recruta vários folículos, mas eles não amadurecem como esperado e não eclodem, originando os cistos. Saiba tudo agora sobre o que é a Síndrome dos Ovários Policísticos e dicas de tratamento.
A SOP é uma das causas mais comuns de disfunções na ovulação e acomete cerca de 12% das mulheres em idade fértil, levando a ausência de menstruação (amenorréia) ou então ciclos menstruais muito irregulares.
Complicações da SOP
Além da formação da imagem cheia de cistos que fica evidente nos exames de ultrassonografia, ocorrem também alterações hormonais muito importantes, principalmente a elevação dos hormônios masculinos (androgênios) que originam desconfortos como acnes, pêlos em excesso (hirsutismo) e pode também levar à queda de cabelo. Outras características importantes na SOP é a dificuldade de manter o peso adequado o que compromete ainda mais a fertilidade, já que o peso elevado contribui para resistência a insulina expondo a portadora da SOP a uma maior probabilidade de desenvolver diabetes ou ainda diabetes gestacional caso não tenha ajustado essa resistência à insulina antes de conseguir engravidar.
Os cistos formados, nada mais são que “bolsinhas com líquidos” que no início do ciclo são pequenos (5 a 9mm) e chamados de folículos antrais. É dentro desses folículos que se encontram os óvulos. Conforme o ciclo menstrual avança e sob a influência dos hormônios LH e FSH este folículo aumenta (18mm) e no momento da ovulação ele se rompe, liberando então o óvulo. No caso da SOP esse rompimento pode não acontecer, e então a ovulação não acontece e os cistos são formados.
É muito importante que você seja cuidada por um profissional que saiba tratar de SOP com um olhar atento aos detalhes e que leve em consideração sua individualidade bioquímica. Dentro desse conceito, a solicitação de alguns exames laboratoriais são importantes como abaixo para o tratamento adequado dos ovários policísticos.
Exames laboratoriais importantes para tratamento dos ovários policísticos
Metabolismo de Carboidrato (Insulina de jejum, Glicemia de jejum e Hemoglobina Glicada)
Metabolismo Lipídicos (Colesterol Total e frações)
Exames Hormonais (LH, FSH,Prolactina, Testosterona, SDHEA, SHBG)
Exames Tireoidianos (TSH, T4 total, T3 livre)
Tratamento da SOP
Sobre o tratamento há a tendência natural dos médicos ginecologistas de prescreverem dois medicamentos: anticoncepcional e um antidiabético.
O grande problema é que o tratamento eficaz da SOP não é medicamentosa, e sim mudança de hábitos alimentares e prática de atividade física.
A utilização de medicamentos traz um grande alívio imediato para as portadoras, já que os anticoncepcionais fazem um “ajuste” nos hormônios e acabam por controlar a acne, hirsutismo e queda de cabelo, enquanto que o antidiabético auxilia na perda de peso.
Mas, eu pergunto a você leitora: e quando a paciente pára com esses remédios? seja para engravidar, seja porque cansou de usar remédios ou ainda (e é a melhor opção) porque acompanha a #NutriDasMamães e já sabe que medicamento não é a solução. Simplesmente todas as consequências da SOP voltam. A paciente não sabe como avaliar seu próprio ciclo. Não aprendeu a controlar sua glicemia através da alimentação e muitas vezes tem aversão à prática de atividade física. É triste, mas é verdade!
Diante disso, reforço a grande verdade que o tratamento da síndrome dos ovários policísticos é mudança de hábitos alimentares e prática de atividade física.
Sobre a mudança de hábitos alimentares (ainda falaremos muito sobre isso por aqui), a base principal é uma adequada escolha dos carboidratos consumidos.
Para saber tudo sobre carboidratos, leia este artigo clicando aqui.
Dicas de tratamento para Ovário Policístico
1. Evite (a todo custo) armazenar alimentos prontos em plástico. Prefira vidros;
2. Use e abuse dos temperos naturais e evite (a todo custo) temperos prontos;
3. Caso não esteja querendo engravidar nos próximos 3 meses e esteja evitando, utilize chás termogênicos como estratégia para auxiliar na perda de peso;
4. Evite o consumo de alimentos com características hiperinsulinêmicas como o leite e derivados
5. Tenha certeza que não é uma pessoa sensível ou alérgica às proteínas do trigo (gliadina)
6. Consuma diariamente pelo menos 3 porções de frutas (associadas à psyllium, castanhas ou sementes), 3 porções de legumes diferentes e 3 porções de hortaliças cruas.
7. Não consuma carboidratos refinados de nenhum tipo (massas, pães, bolos, biscoitos, etc), prefira sempre as integrais com características o mais funcionais possível.
8. Durma bem, garantindo a higiene do sono
9. Use suplementos (cromo, vanádio, mioinositol, etc) mas sempre sob supervisão da sua nutricionista funcional
10. Não fume ou faça uso abusivo de álcool
Colocando essas dicas e todas as outras que você encontra aqui no site e nas redes sociais, você se surpreenderá em como conseguirá controlar as alterações da SOP.
Desejando um acompanhamento individualizado, agende um horário clicando aqui.
Seja Saudável. Seja Feliz
Mil bjos
Maria Angélica Guerra da Cruz
REFERÊNCIA
Meier RK. Polycystic Ovary Syndrome. Nurs Clin North Am. 2018 Sep;53(3):407-420. doi: 10.1016/j.cnur.2018.04.008. Epub 2018 Jul 11. PMID: 30100006.
Cena H, Chiovato L, Nappi RE. Obesity, Polycystic Ovary Syndrome, and Infertility: A New Avenue for GLP-1 Receptor Agonists. J Clin Endocrinol Metab. 2020 Aug 1;105(8):e2695–709. doi: 10.1210/clinem/dgaa285. PMID: 32442310; PMCID: PMC7457958.
Rizk MG, Thackray VG. Intersection of Polycystic Ovary Syndrome and the Gut Microbiome. J Endocr Soc. 2020 Nov 16;5(2):bvaa177. doi: 10.1210/jendso/bvaa177. PMID: 33381671; PMCID: PMC7757431.
Legro RS, Kunselman AR, Dodson WC, Dunaif A. Prevalence and predictors of risk for type 2 diabetes mellitus and impaired glucose tolerance in polycystic ovary syndrome: a prospective, controlled study in 254 affected women. J Clin Endocrinol Metab. 1999 Jan;84(1):165-9. doi: 10.1210/jcem.84.1.5393. PMID: 9920077.
Misso ML, Wong JL, Teede HJ, Hart R, Rombauts L, Melder AM, Norman RJ, Costello MF. Aromatase inhibitors for PCOS: a systematic review and meta-analysis. Hum Reprod Update. 2012 May-Jun;18(3):301-12. doi: 10.1093/humupd/dms003. Epub 2012 Mar 19. PMID: 22431566.
Pingback: Vitamina D: a vitamina da Fertilidade | Nutri das Mamães